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3 lições da Hyundai sobre visitas guiadas na fábrica

O que o programa de turismo industrial e as visitas guiadas na fábrica da Hyundai revelam sobre fortalecimento de marca.
Grupo em visita na fábrica caminha pela área externa usando headset HE2B e transceptor DGVA WalkMeet, da Riole.
Imagem extraída de vídeo da Hyundai. Fonte: Canal do YouTube ‘Hyundai Motor Brasil’.

Com toda a certeza, as visitas guiadas na fábrica, também conhecidas como Turismo Industrial, são muito mais do que uma apresentação da linha de produção: elas são uma oportunidade de aproximar marcas de clientes, parceiros e comunidade. Inclusive, a Hyundai é um exemplo disso.

Localizada em Piracicaba (SP), sua fábrica adotou essa iniciativa, que, posteriormente, se transformou em um verdadeiro case de sucesso.

Assim, a Hyundai demonstra que abrir as portas do negócio por meio do Turismo Industrial é uma estratégia que fortalece a marca, consolida parcerias e gera novas oportunidades de negócio.

“Durante a visita, eles puderam conhecer de perto todas as etapas da produção e ainda viveram uma experiência emocionante ao dar uma volta na pista de testes, onde 100% dos veículos são testados antes de ganharem o mundo. Foi um grande prazer conduzir esse tour para os convidados.”

Magna Carneiro, Analista de Comunicação Interna da Hyundai, em seu perfil do LinkedIn

O programa de visitação aberto ao público em geral é tão importante que a marca decidiu compartilhar essa experiência em suas redes sociais. Razão pela qual, em julho, realizou uma visita com 10 convidados especiais.

Como resultado, mesmo três semanas após a visita, a experiência continua repercutindo. De fato, são inúmeras curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais da marca, reconhecida como referência mundial em mobilidade.

Como o Turismo Industrial da Hyundai pode inspirar sua empresa

Aqui na Riole, temos uma parceria de longa data com a Hyundai, já que a gigante automotiva utiliza o nosso radiocomunicador full duplex tanto nos tours guiados quanto na comunicação no chão de fábrica da produção. Por isso, decidimos compartilhar 3 lições da Hyundai para a sua empresa sobre visitas guiadas na fábrica.

1. Quem conhece sua fábrica grava sua marca na memória

Homem remove adesivo que envolve emblema 'TGDI' de carro em linha de produção da Hyundai durante visitas guiadas na fábrica.
Imagem extraída de vídeo da Hyundai. Fonte: Canal do YouTube ‘Hyundai Motor Brasil’.

Todas as vezes que uma indústria abre as portas da sua fábrica, abre também espaço para a confiança.

Além disso, quando clientes, fornecedores e demais parceiros têm a chance de acompanhar de perto o processo produtivo, valorizam ainda mais a qualidade do produto e a marca.

Afinal, é provável que você já tenha visto pelas ruas ou conhece alguém que tenha um HB20 ou um Creta, não é mesmo? Portanto, são muitas as pessoas que viveram, e vivem, boas histórias dentro desses modelos, ora no carro do pai, ora no carro do irmão ou até no seu próprio.

Com efeito, mais especial do que guardar boas histórias na memória é conhecer de perto quem torna tudo isso possível.

“Ver tudo isso aqui mostra o quanto a Hyundai faz por mim, por nós e por você.”

Igor Rezende, futebolista e influenciador, em vídeo ‘Visita à Fábrica da Hyundai | Piracicaba (SP)’ – YouTube Hyundai.

Durante a experiência, é claro que os visitantes conhecem a história da empresa. Ademais, percorrem sua estrutura, ouvem o som das máquinas, veem os carros sendo produzidos, interagem com os profissionais da fábrica, bem como participam de momentos simbólicos.

Entre esses momentos, por exemplo, está a aplicação dos emblemas e insígnias nos veículos e os testes realizados na pista da Hyundai, onde todos os carros passam por um rigoroso controle de qualidade.

Dessa maneira, ao permitir que o público acompanhe seu dia a dia, a Hyundai transforma um processo técnico em uma lembrança duradoura. Isto é, mais do que uma fabricante de carros, a marca se consolida como criadora de memórias afetivas.

As visitas guiadas na fábrica tornam tudo isso possível. Logo, sua empresa pode começar a planejá-la hoje mesmo!

2. Visitas guiadas na fábrica humanizam o seu negócio

Homem sorri durante visitas guiadas na fábrica Hyundai. Usa óculos EPI, headset HE2B e transceptor DGVA WalkMeet, da Riole.
Imagem extraída de vídeo da Hyundai. Fonte: Canal do YouTube ‘Hyundai Motor Brasil’.

No Turismo Industrial, a marca apresenta os processos. Da mesma forma, mostra como a produção acontece. Em resumo, é uma experiência de acolhimento em que o visitante cria vínculo com a empresa.

Aliás, na Hyundai, cada visita guiada traduz dois de seus valores centrais: Cliente e Pessoas.

Sobretudo, colocar as pessoas no centro significa transformar a fábrica em um espaço humano, de aprendizado e confiança. Apesar de ser um veículo, um carro não é apenas um carro, é o patrimônio que acompanha pessoas, famílias e empresas.

“Essa experiência mudou a forma como eu olho para um carro.”

Lucas Monteiro em vídeo no canal do YouTube da Hyundai.

Esse posicionamento humano faz da marca mais do que uma produtora: anfitriã. Desse modo, abrir suas portas aproxima pessoas, bem como desmistifica o processo produtivo.

Em outras palavras, é como se dissesse: “Estou recebendo você na minha casa. Nada é mais especial que isso. Simboliza que eu me importo com você e não tenho nada a esconder.”

Sem dúvida, o Turismo Industrial é uma estratégia poderosa para que empresas, de todos os portes, se apresentem de ‘cara limpa’.

Grupo de pessoas participa de visitas guiadas na fábrica da Hyundai. Todos usam headset HE2B e transceptor DGVA Riole.
Imagem extraída de vídeo da Hyundai. Fonte: Canal do YouTube ‘Hyundai Motor Brasil’.
“Tive o prazer de conhecer essa fábrica no ano passado. É impressionante a grandeza, organização e o ambiente super agradável […].”
 

@gersonferradosa em reels da @hyundaibr

Por certo, uma única visita é capaz de gerar conexão, parceria e negócios. Não à toa, ao somar cada grupo, as marcas descobrem que, surpreendentemente, milhares conhecem sua essência e a propagam.

Só para ilustrar, em 2018, mais de 12 milhões visitaram indústrias na Europa. Do mesmo modo, no Brasil, marcas como Ambev, John Deere e Petrobras investem há anos no Turismo Industrial. Por isso mesmo, o planejamento é essencial.

Pensando nisso, preparamos um Guia Prático para sua indústria ter um programa de visitas guiadas de sucesso: faça o download.

3. Comunicação clara no chão de fábrica importa

Mulher participa de visitas guiadas na fábrica. Usa equipamentos WalkMeet, da Riole, enquanto cola emblema no carro.
Imagem extraída de vídeo da Hyundai. Fonte: Canal do YouTube ‘Hyundai Motor Brasil’.

A visita à fábrica é mais do que um passeio: é uma jornada cultural. Em vista disso, receber visitantes exige organização e, acima de tudo, comunicação clara, uma vez que o ruído natural das máquinas pode comprometer a experiência.

Diante desse desafio, a solução da Hyundai foi simples e eficiente: adquirir o WalkMeet, ou seja, um sistema de comunicação bidirecional composto por radiocomunicadores e headsets.

Enquanto utilizam o WalkMeet, todos os participantes interagem com clareza, mesmo durante a comunicação em ambientes ruidosos.

Não apenas isso: a solução também é aplicada no cotidiano da fábrica, permitindo que os colaboradores realizem tarefas com mais precisão e segurança.

Por essa razão, cada visitante acompanha as explicações sem perder detalhes, do mais próximo ao mais distante do guia.

Como consequência, não apenas veem os carros sendo produzidos, como também interagem e vivenciam o ambiente industrial com conforto.

“Grandes parcerias se constroem quando confiança e resultado caminham juntos. […] Ver o WalkMeet em operação na Hyundai é mais uma prova de que esse compromisso gera resultados concretos.”

Charles Soares, Gerente de Plan. Cont. Produção da Riole, em seu LinkedIn (adaptado)

Certamente, escolher um radiocomunicador que é produzido no Brasil, opera conforme frequências da Anatel e é utilizado pelas indústrias demonstra cuidado com o público e reforça que a experiência foi pensada para ele.

Vale destacar que, em geral, empresas que se comunicam bem internamente se comunicam bem com o mercado. Em virtude do Turismo Industrial e outras ações, a Hyundai é uma delas.

Ao investir em radiocomunicadores de qualidade, compostos por um sistema de áudio para visitas guiadas e comunicação industrial, e equipamentos para visitas guiadas, a montadora valoriza seus stakeholders. Afinal de contas, não basta abrir as portas, é preciso garantir experiências positivas, sem falhas de comunicação e riscos auditivos.

Visitas guiadas na fábrica: por onde começar?

Inegavelmente, o exemplo da Hyundai mostra que visitas guiadas na fábrica não são apenas um tour: são um verdadeiro diferencial competitivo, visto que fortalecem a marca, criam experiências memoráveis, transmitem confiança e muito mais.

Dessa forma, se a sua indústria também quer dar esse passo, existem dois caminhos essenciais:

Grupo em uma das visitas guiadas na fábrica da Hyundai caminha pela produção usando headsets e radiocomunicadores da Riole.
Imagem extraída de vídeo da Hyundai. Fonte: Canal do YouTube ‘Hyundai Motor Brasil’.
  1. Primeiramente, conhecer o WalkMeet da Riole, o equipamento nº 1 em visitas guiadas no Brasil, utilizado pela Hyundai, que garante comunicação em fábrica clara, com áudio cristalino, e experiências inclusivas mesmo em ambientes ruidosos.
  2. Em seguida, baixar o Guia Completo Visitas Guiadas à Fábrica: como encantar clientes e fornecedores através do Turismo Industrial. Nele, você encontrará um passo a passo prático, da definição dos objetivos à execução, para implantar ou aprimorar um programa de visitas guiadas de sucesso.


Ao seguir esse guia, sua indústria estará preparada para criar experiências que fortalecem a marca, aproximam o público e geram novas oportunidades de negócio. A partir de agora, prepare-se para encantar seus visitantes e impulsionar sua empresa!

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